Portuguese English French Spanish
  

Bem-vindo à
Casa Marquinhas


Enguia


Rainha das Enguias

Biografia

..Em 1798 o edifício onde está inserida a Rainha das Enguias esta concluído e além de casa familiar serve de taberna e mercearia para as gentes desta zona, principalmente trabalhadores das salinas, do campo e da faina marítima.

 Estas três actividades foram durante séculos a base económica desta região. Durante o século XIX e meados do século XX este espaço socialmente agregador desenvolveu e solidificou a sua actividade comercial. No decorrer do século XX esta casa foi ganhando os contornos actuais.

Personagem decisiva nesta história bicentenária foi a actual dona do edifício D. Maria de Jesus Rola Santiago, madrinha de D. Madalena gerente desde 1992 do restaurante Rainha das Enguias.

1798 – No fim do século XVIII o edifício da Rainha das Enguias está construído e funciona como casa familiar, taberna e mercearia.

1918 – Os padrinhos dos avós da D. Maria de Jesus Rola Santiago compram o edifício e iniciam uma dinastia familiar nesta casa até à presente data.

1928 – Os pais de D. Maria de Jesus Rola Santiago, Sr João Santiago e D.Maria Rola adquirem o edifício.

1957 - D. Maria de Jesus Rola Santiago assume a gerência durante 29 anos e dá a conhecer, ainda mais, as iguarias confeccionadas nesta casa. Durante este período A Rainha das Enguias começa a receber distinções gastronómicas que distinguem o bom trabalho da sua gerente e proprietária.

1986 a 1991 – Gerência de D. Hermínia Reveles.

1991 a 1992 – Gerência de D. Cristina Lérias

1992 – Em 1992 D. Madalena Leandro assume a gerência desta casa. Com a sua determinação e espírito de trabalho fez deste restaurante uma referência gastronómica pela qualidade, sabor e tradição da sua ementa.

2010 – É lançado o site www.rainhadasenguias.com que permite ajudar a conhecer melhor este restaurante aproximando clientes e amigos desta casa típica e hospitaleira.

Especialidades

Comentários

Sara Pimentel
26-09-2010, 15:03
Nestas férias fui à Figueira e dei um saltinho a Lavos. Almocei na Rainha das Enguias uma espetada e enguias fritas. Boa cozinha tradicional e muito...
1.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg